Experimentei o bacalhau com natas do livro base com batata palha e não fiquei lá muito satisfeita com o resultado. Depois tentei o bacalhau com natas mas com a batata frita em casa e a coisa saiu muito melhor, no entanto, no outro dia resolvi misturar espinafres que tinha congelados e o resultado foi surpreendentemente maravilhoso...para quem nem gosta de espinafres :-P
Ingredientes:
1 pacotes de batata frita palha
400 de bacalhau desfiado (comprei uma embalagem do famoso Paloco, uma espécie de bacalhau muito mais económico e tb é bom)
1 cebola
2 dentes de alho
70 g de azeite
Espinafres congelados em bloco.
Miolo de gamba congelado q.b
uma malagueta pequena
Ingredientes para o molho bechamel:
1 litro de leite
90 g de farinha
60 g de manteiga/margarina
200 g de natas (utilizei 2 iogurtes naturais)
sal, pimenta, noz moscada q.b.
Preparação:
Nota: Antes da preparação em si, coloquei o bacalhau de molho no próprio dia e fui mudando a água várias vezes. Coloquei os espinafres, ainda dentro do pacote, dentro de água a ferver. Escaldei as gambas também em água a ferver e reservei.
Coloque no copo os alhos e a cebola e pique 6/8 seg na vel 3½ . Adicione o azeite e programe 7 min na temp 100º, vel 1 ½;
Coloque a borboleta e adicione o bacalhau desfiado e programe 3 min na temp Varoma, vel 1 ½;
Nota: Entretanto coloquei os espinafres na varoma para irem cozendo e coloquei também as gambas.
Entretanto coloque no pirex a bata palha (só utilizei um pacote de 200 g) e, quando terminar o tempo de cozinhar o bacalhau, deite-o por cima, deite também os espinafres e as gambas e envolva bem tudo.
Prepare o molho bechamel. Deite todos os ingredientes, excepto as natas, e programe 8 min na temp 85 ºC, vel 4. Adicione as natas e programe mais 2 min na mesma temp e vel.
Deite no pirex onde reservou o bacalhau e envolva tudo muito bem.
Para dcolocar por cima utilizei broa de milho que tinha trituraado previamente na bimby com um fio de azeite, dois dentes de alho e coentros. coloquei também queijo ralado
Leve ao forno a 180º por 10/12 min e depois gratine até ficar dourado.
A receita base está no livro base mas tem várias adaptações, inclusive de tempero, que a tornaram deliciosa, no entanto há que adaptar ao gosto de cada um!
Bom apetite
Ana Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário